Índice de Autores

Instruções aos Autores

Realize o download da versão em PDF.

ABM WEEK 2017 – Edição Especial

A revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração publicará uma edição especial com versões aprimoradas dos trabalhos apresentados durante a ABM WEEK 2017, realizada de 02 a 06 de outubro de 2017.

Os trabalhos precisam ser submetidos até 20 de novembro de 2017, indicando na carta de submissão a origem do trabalho como parte da “ABM WEEK”, e não podem ter mais de 06 (seis) páginas. O envio deve ser de uma versão aprimorada do trabalho apresentado no evento, e esta passará pelo processo de avaliação do Corpo Editorial do periódico.

Por favor, siga as Instruções aos Autores: http://www.tecnologiammm.com.br/site/instructions

Escopo

O periódico Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração é uma publicação trimestral da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração - ABM – voltada à comunidade técnico-científica dessas áreas de atuação.

Desde 2004, tem como missão valorizar a produção acadêmica, estimulando a inovação tecnológica em processos e produtos. Objetiva ainda contribuir para a divulgação das melhores práticas de gestão técnica e para a disseminação do conhecimento científico e tecnológico brasileiro nos setores minerometalúrgico e de materiais.

A TMM aceita Artigos Originais, Artigos de Revisão e Comunicações Breves (Short Communications) em Português, Inglês e Espanhol. A sua política editorial prioriza a qualidade através de um processo rigoroso de seleção e avaliação, incluindo a revisão por especialistas nos segmentos acadêmico e industrial.

O Editor-chefe ou o Editor Executivo de Área define um Editor responsável pelo artigo, e este indicará os dois revisores ad hoc. Após os processos de revisão e aprovação, o artigo é publicado.

Nenhuma das etapas do processo de submissão e publicação envolve custos para os autores.

Tipos de contribuições

  • Artigos Originais: divulgação de trabalhos inéditos de pesquisa, não devendo exceder 10 páginas;
  • Artigos de revisão (reviews): tem como objetivo avaliar textos já existentes, devendo o autor fornecer sua opinião a respeito de recentes avanços e futuras perspectivas sobre determinado tema. Não deve exceder a 12 páginas. A submissão de artigos de revisão é possível mediante convite dos Editores;
  • Comunicações breves (short communications) – relato sucinto dos resultados preliminares de uma pesquisa, não devendo exceder quatro páginas.

Política Editorial

O conteúdo dos artigos é de total e exclusiva responsabilidade dos autores. A autoria deve ser limitada àqueles que participaram e contribuíram substancialmente para o desenvolvimento do trabalho.

A versão do artigo para outro idioma diferente do publicado na revista poderá ser feita desde que autorizada pela ABM; os créditos devem ser fornecidos.

Direitos Autorais

A submissão de manuscrito para a TMM implica confirmação de que o trabalho é original, não publicado anteriormente e não submetido para avaliação em outra revista. O autor concorda, também, na transferência dos direitos autorais para a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração quando da aprovação do artigo para publicação.

Todos os artigos são publicados sob a licença de uso CC BY-NC-ND (Creative Commons).

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Conflito de Interesses

Os autores devem relatar qualquer conflito de interesse, que possa influenciar de forma inadequada nos resultados finais, incluindo os de ordem financeira, pessoal, ou relações com pessoas ou organizações, ocorridos nos três anos anteriores ao início do trabalho submetido.

A revista segue os códigos de ética do Committee on Publication Ethics – COPE, em todas as etapas do processo de avaliação dos artigos. As informações estão publicadas no site da revista: http://tecnologiammm.com.br/site/ethics.

Avaliação dos Artigos

O Editor-Chefe ou um dos Editores Executivos de Área define o Editor Adjunto que será responsável pelo artigo. Este editor indica dois revisores ad hoc que devem avaliar o artigo segundo: escopo, relevância do tema, originalidade, forma de apresentação dos resultados, objetivos, conclusões etc. Todo o sistema é automatizado e sigiloso – os autores não têm conhecimento dos revisores responsáveis pela avaliação e vice-versa (sistema double-blind). Os autores devem indicar dois possíveis revisores para seu trabalho, que podem ser usados a critério dos Editores. Certifique-se de que os e-mails dos revisores indicados estejam corretos.

Os revisores emitem uma das quatro recomendações possíveis: aceitar sem necessidade de revisão, aceitar com revisão opcional, aceitar com revisão obrigatória ou rejeitar. O Editor avalia as revisões e emite o parecer. Os artigos são novamente avaliados, quando houver necessidade, após correção e ressubmissão pelos autores.

Se o manuscrito for rejeitado para publicação, os autores serão notificados e poderão recorrer, por e-mail, da decisão. O conteúdo do parecer não é divulgado para outras revistas.

Os artigos aprovados serão diagramados e encaminhados aos autores para correção de possíveis erros. Neste estágio, não serão aceitas alterações de conteúdo e/ou linguagem. Não havendo resposta dos autores, a publicação será suspensa.

Submissão Online

A submissão de artigos para a revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração é online, e deve ser feita mediante cadastro no site da revista (http://tecnologiammm.com.br) ou diretamente pelo link http://tmm.submitcentral.com.br.

Preparação para Submissão

Devem ser enviados dois arquivos em formato Word (.doc), tamanho A4, com margens de 2,5 cm, espaço simples entre linhas e parágrafos. O texto deve estar em coluna única, Arial 12. Os artigos originais devem conter no máximo dez (10) páginas, os artigos de revisão, no máximo 12 e os short communications no máximo quatro (4), sendo que títulos, subtítulos, figuras, tabelas e equações precisam estar separados por uma linha.

  • O primeiro arquivo deve conter: título, autoria, resumo, palavras-chave, título em inglês, Abstract, Keywords e os dados dos autores no final da página;
  • O segundo arquivo deve conter: trabalho completo, incluindo as informações do primeiro arquivo, mas sem qualquer identificação dos autores (nomes e dados), os agradecimentos e as referências.

1 Título

Deve ser conciso, em negrito, Arial 12, em letras maiúsculas e centralizado.

2 Autores

Inserir, abaixo do título à direita, nome completo do autor(es), em ordem direta, em itálico, Arial 10. Utilizar números arábicos sobrescritos, em ordem crescente. Esses números identificarão as informações referentes aos autores.

No final da página, identificar os autores segundo numeração adotada no início da página, em itálico, Arial 10. Indicar afiliação (departamento/laboratório e instituição de trabalho/estudo), cidade, país e e-mail.

3 Resumo e palavras-chave / Título em inglês, Abstract e Keywords

Abaixo da palavra Resumo (negrito e Arial 12) inserir o texto com no máximo 15 linhas, sem uso de parágrafos. Deve conter, de maneira concisa, o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho.

Palavra-chave: indicar no máximo quatro termos – usualmente empregados em pesquisas bibliográficas, separados por ponto e vírgula (;) e iniciados em letra maiúscula.

Título em inglês: após as palavras-chave, separados por uma linha, em negrito, Arial 12, em letras maiúsculas e centralizadas.

Abaixo da palavra Abstracts (negrito, Arial 12) inserir a versão do resumo para o idioma inglês, sem uso de parágrafo.

Keywords:: palavras-chave em inglês, separadas por ponto e vírgula (;) e iniciadas com letra maiúscula. Recomenda-se que sejam evitadas as traduções literais.

4 Corpo do trabalho

O trabalho deve ser enviado no segundo arquivo e ter a seguinte estrutura: Conteúdo do primeiro arquivo (sem nomes e dados dos autores), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Numerar títulos e subtítulos, de forma sequencial, utilizando o sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.1.1):

  • títulos do nível 1 – em negrito, com todas as letras maiúsculas;
  • nível 2 (1.1) – em negrito, com apenas as iniciais maiúsculas (artigos e preposições em minúsculo);
  • nível 3 (1.1.1) – em negrito, com apenas a primeira letra do subtítulo maiúscula.

O Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser adotado no texto.

A Introdução deve conter a apresentação do trabalho, os objetivos e a revisão da literatura.

Em Materiais e Métodos, descrever detalhadamente os equipamentos e os procedimentos utilizados, permitindo que a pesquisa possa ser reproduzida posteriormente por outros pesquisadores. Apresentar a literatura e a descrição dos métodos estatísticos empregados, quando for o caso.

Em Resultados, apresentá-los incluindo tabelas, quadros e ilustrações. Não repetir informações já apresentadas no texto.dwad

Tabelas e Figuras:

  • numerar em algarismos arábicos, na ordem em que aparecem no texto;
  • titular de forma clara e concisa, em Arial 10;
  • citar no corpo do texto, próximo ao local onde aparecem.

Tabelas:

  • formatar conteúdo em Arial 11;
  • inserir os títulos na parte superior destas, em seguida à palavra Tabela, e seu respectivo número (número arábico, Arial 10);
  • posicionar as notas ou legendas logo abaixo da Tabela, em itálico e Arial 9. Colocar as notas uma seguida da outra, separadas por ponto e vírgula (;).

Figuras (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos etc.):

  • inserir os títulos na parte inferior destas, após a palavra Figura, e sua respectiva numeração (número arábico, Arial 10);
  • referenciar as fontes sempre que necessário;
  • dispor em formato que possibilite a visualização em preto e branco, para a edição impressa do periódico.

As Equações devem ser numeradas sequencialmente, com números entre parênteses alinhados à direita, e citadas no texto. É necessária a utilização dos recursos para edição de equações.

A Discussão é a parte principal do trabalho e deve estabelecer comparações entre os resultados obtidos pelo autor e por outros autores.

Na Conclusão, não mencionar trabalhos não finalizados. Podem ser apresentadas novas hipóteses, quando bem justificadas e incluídas as recomendações, porém, estas precisam ser claras e fundamentadas nos objetos dos estudos realizados.

5 Agradecimentos

Indicar, se de interesse, pessoas que colaboraram na execução da pesquisa ou que proporcionaram auxílio técnico. Quando houver Auxílios ou Bolsas provenientes de órgãos de fomento, os autores deverão fazer referência ao nome da instituição financiadora da pesquisa, ao ano e ao número do processo a que se refere o apoio.

6 Referências

Devem ser listadas, ao final do artigo, na ordem em que aparecem no texto. Utilizar o estilo Vancouver para indicação das referências, não usar grifo, negrito ou itálico. Certifique-se de que todas as referências citadas no texto estejam listadas e vice-versa.

As citações no texto devem ser indicadas por números arábicos, entre colchetes e na linha do texto. Ex.: “Oliveira [5] demonstra que...”

Exemplos de diferentes formatos de referências:

Artigos:

Autor(es). Título do artigo. Título do periódico. Ano; volume(número): página inicial e final do artigo.

  • Até seis autores (liste todos)
    McCarthy F, Sahajwala V, Saha-Chaudhury N. Influence of ash on interfacial reactions between coke and liquid iron. Metallurgical and Materials Transactions. 2003;34:573-580.
  • Com mais de seis autores (liste os seis primeiros seguidos de et al.)
    Oliveira CAN, Villa AAO, Gonzalez CH, Guimarães PB, Ferreira RJ, Urtiga Filho, SL et al. Analysis of the transformations temperatures of helicoidal Ti-Ni actuators using computational numerical methods. Materials Research. 2013;16:944-953.

Artigos em meio eletrônico

Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano [data de acesso com a expressão “acesso em"];volume(número):paginação. Disponível em: URL.
McCarthy F, Sahajwala v, Saha-Chaudhury N. Influence of ash on interfacial reactions between coke and liquid iron. Metall. Mater. Trans. 2003 [acesso em 26 ago 2012];34:573-580. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11663-003-0026-9#page-1

Livros

  • Até seis autores, liste todos; e com mais de seis, liste os seis primeiros seguidos de et al.
    Autor(es). Título do livro. edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação.
    Ashby M, Shercliff H, Cebon D. Materials, engineering, science, processing and design. 2nd ed. Oxford: Butterworth-Heinemann; 2010.
  • Ausência de autoria
    Título do livro. Edição. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.
    The Oxford dictionary of Computing. 5th ed. Oxford: Oxford University Press; 2003.

Capítulos de livros

  • Autor do capítulo é o mesmo da obra:
    Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação. Título do capítulo; página inicial e final do capítulo.
    Ashby M, Shercliff H, Cebon D. Materials engineering, science, processing anddesign. 2. ed. Oxford: Elsevier; 2010. Stiffness and weight: density and elastic moduli; p. 47-79.
  • Autoria diferente:
    Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: autor ou editor do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação. página inicial e final do capítulo.
    Canale LCF, Totten GE. Hardening of Steels. In: Lišć-č B, Tensi HM, Canale LCF. Quenching theory and technology. 2. ed. Boca Raton: CRC; 2010. p. 85-113.

Livros em meio eletrônico

Autor(es). Título do livro. edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação [data de acesso com a expressão “acesso em"]. Disponível em: link.
United States Environmental Protection Agency. Climate change indicators in the United States. Washington: EPA; 2012 [acesso em 3 ago. 2012]. Disponível em: http://www.epa.gov/climatechange/science/indicators/index.html

Sites

Autor(es) (se houver). Título do site [página da internet]. Cidade: Editora; data da publicação do site [data da última atualização com a expressão “atualizada em”; data de acesso com a expressão “acesso em”]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração [página da internet]. São Paulo: ABM; 2011 [atualizada em 2 dez. 2013; acesso em 17 dez. 2013]. Disponível em: http://www.abmbrasil.com.br.

CD-ROM e DVD

Autor(es). Título [tipo do material]. Cidade de publicação: Editora; ano.
Anderson SC, Poulsen KB. Anderson’s eletronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Willins; 2002.

Trabalhos apresentados em eventos

Autor(es). Título do trabalho. In: Editora ou Instituição responsável pelo evento. “Proceedings” ou “Anais do” título do evento; data do evento; cidade, país de realização do evento. Cidade de publicação: Editoria; ano de edição. Página inicial e final do trabalho.
Morton J, Burzic D, Wimmer F. Application of dynagap soft reduction to high quality blooms and billets. In: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Proceedings of the 44th Steelmaking Seminar – International; 2013 May 26-29; Araxá, Brazil. São Paulo: ABM; 2013. p. 182-189.

Dissertações, teses ou trabalhos acadêmicos

Autor. Título da tese [grau]. Cidade de publicação: Instituição onde foi defendida; ano de defesa do trabalho.
Oliveira E. Ethanol flushing of gasoline residuals: microscale and field scale experiments [doctor thesis]. Waterloo: University of Waterloo; 1997.

Patente

Nome do inventor. Nome do cessionário e indicação(ões). Título da invenção. País e número do depósito. Data (do período de registros).
Pagedas AC, inventor; Ancel Surgical R&D Inc., cessionário. Flexible endoscopic grasping and cutting devide and positioning tool assembly. United States patent US 20020103498. 2002 Aug 1.

BibTeX
RIS
APA
Harvard
IEEE
MLA
Vancouver
Chicago