Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/doi/10.4322/2176-1523.20181504
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

CONGRESSOS, EVENTOS E ENCONTROS

André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva

Downloads: 0
Views: 864


Em outubro a ABM realizou, com enorme sucesso, a ABM Week 2018. Foi um recorde de participantes e de apresentações. Neste tempo de comunicação digital intensa, com várias plataformas tendo impactos importantes sobre todos os aspectos da vida do País, vale a pena refletir sobre a importância de eventos como a ABM Week.

Ao longo de séculos após o iluminismo, desenvolvemos a noção de que as interações associadas ao comércio, urbanização e viagens ao redor do mundo, espalhariam, naturalmente, os bons hábitos de urbanidade, diálogo e civilidade, como observou recentemente Adrian Wooldridge [1]. Neste começo de século XXI vemos, em alguns aspectos, o que parece uma regressão nestes hábitos. Assim, eventos em que a natureza gregária do ser humano é apreciada são uma ótima oportunidade para promover e aproveitar, em toda a sua extensão, as delícias da urbanidade, diálogo e civilidade. Neste sentido, acredito que todos os que comparecem regularmente aos eventos promovidos pela ABM podem atestar o excelente ambiente que prevalece. Além de uma grande oportunidade de fazer nosso networking, assistir a palestras e apresentações muito interessantes, trocar opiniões com estudantes, professores, pesquisadores e colegas da indústria, a ABM Week é um evento que incentiva o melhor de cada um. Sempre saímos revigorados e animados após trocas tão produtivas e agradáveis! A urbanidade e cordialidade nas discussões durante as sessões, em particular, são um atrativo fantástico. É sempre um prazer discutir os trabalhos em um clima construtivo, em que opiniões divergentes são apresentadas de forma educada e cordial.

No segundo semestre de 2019, a Revista TMM terá o prazer de dedicar um número para destacar versões de trabalhos apresentados durante a ABM Week 2018. Convidamos os autores que compareceram ao evento a aprofundarem suas apresentações, transformando-as em contribuições para a nossa revista. Esta interação será, certamente, de grande proveito para o País e para todos nós.

Referências

1 Wooldridge A. The de-civilising process. London: The Economist - 1843, Oct-Nov 2018-. [acesso em 29 out. 2018]. Disponível em: https://www.1843magazine.com/and-finally/reluctant-global-citizen/the-decivilising-process

5be588770e88252808d0c393 tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections