Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/588696897f8c9dd9008b45a3
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

Editorial

Moura Neto, Carlos de

Downloads: 0
Views: 551


Talvez este editorial fuja aos padrões normais de editoriais colocados por revistas tecnológicas, como é o caso da TMM. Creio que possa ser uma provocação, mais no sentido de um alerta, que pela própria acepção do termo em si.

Há fatores de engrandecimento nacional não podem passar despercebidos, dentre eles Educação, Ciência e Tecnologia.

Pelas ações do trinômio Educação, Ciência e Tecnologia, muito das desigualdades sociais do País poderia ser minimizado, com a alavanca de aumento do PIB nacional, pela diminuição das graves desigualdades sociais, pela expansão/modernização/correção da nossa infraestrutura, em que se sobressaem os sistemas nacionais de energia e de transportes, graves obstáculos ao desenvolvimento brasileiro.

Tudo exige vultosos investimentos em recursos humanos de qualidade e em quantidade compatível com as múltiplas necessidades para o progresso do País.

Recentemente, a publicação The Economist apresenta comparações interessantes de países do mundo com estados brasileiros. De pronto verificam-se enormes desigualdades entre estados, quanto aos itens GDP, GDP/habitante e população de cada estado.

Há fatos gritantes que evidenciam os enormes e sérios desafios que a nossa sociedade tem a enfrentar.

Por exemplo, o estado mais importante da Federação é comparável à Polônia (GDP e GDP/hab.) e à Argentina (população). No entanto, estados do Norte (Amazonas, Pará e Roraima) e do Nordeste (Ceará, Maranhão e Piauí) são comparados com países menos afortunados.

Outro aspecto que devemos questionar diz respeito aos índices de desenvolvimento econômico, também recentemente divulgados, e que nos colocam em uma incômoda, subalterna e desprestigiosa colocação.

Deixamos à análise de cada um dos nossos leitores quais as lições, exemplos e realizações que deixamos às novas gerações.

Ao término de mais uma volta do relógio natural de nossas vidas, transmitimos aos nossos leitores e colaboradores os agradecimentos pelo esforço voluntário realizado.

A razão da nossa revista somos todos nós.

Sucesso a todos.
588696897f8c9dd9008b45a3 tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections