Instruções e Políticas
Realize o download da versão em PDF.
Escopo
A TMM publica artigos nas áreas de metalurgia, materiais e mineração com o intuito de disseminar o conhecimento e promover o intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os profissionais das indústrias, tanto em nível nacional quanto internacional.
São aceitas contribuições dos tipos: artigo original, artigo de revisão e comunicações breves, nos idiomas português, inglês e espanhol, nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, com foco nos aspectos científicos e tecnológicos dessas áreas.
Para informações mais detalhadas acesse as Instruções aos Autores: http://www.tecnologiammm.com.
Tipos de contribuições
- Artigos Originais: divulgação de um artigo completo descrevendo uma pesquisa original. Não deve exceder 10 páginas compostas segundo as instruções abaixo, incluindo Figuras, Tabelas e lista com as referências;
- Artigos de revisão (reviews): artigos de revisão discutem e avaliam temas específicos de interesse atual. A revisão deve ter caráter crítico e avaliar os avanços recentes e perspectivas futuras sobre o tema em questão. Não deve exceder 12 páginas, incluindo Figuras, Tabelas e lista com as referências. Autores interessados em submeter artigos de revisão devem consultar os editores, enviando seu currículo e um breve resumo da revisão proposta. Se aceita, a proposta origina um convite dos Editores. Este convite não isenta a contribuição do processo de revisão;
- Comunicações breves (short communications): essas comunicações podem ser apresentadas das seguintes maneiras: (I) relato sucinto dos resultados preliminares de uma pesquisa, (II) meio para apresentação de nova pesquisa ou técnica, (III) tópicos, opiniões ou propostas que seriam de interesse dos leitores; e (IV) críticas ou provas e interpretações adicionais relacionadas a artigos publicados anteriormente na TMM. Todos devem apresentar conteúdo original. Nenhum deles deve conter mais de 4 páginas.
Preprints
Seguindo a Política de Ciência Aberta do SciELO, a TMM incentiva o compartilhamento do manuscrito, no formato Preprint, como forma de divulgação mais ágil das informações, antecedendo a publicação do artigo.
Antes da submissão de um Preprint, é necessário que o autor preencha o Formulário de Conformidade Open Science.
Atenção: o compartilhamento de um preprint em um servidor de preprints, a exemplo do SciELO, https://preprints.scielo.org/, não será considerado como publicação prévia.
Artigos de Anais de Eventos
A TMM não aceita submissões de trabalhos oriundos de anais de congressos que não sejam convidados pela revista. Mesmo no caso de trabalhos de eventos convidados, os autores devem submeter uma versão do artigo com substancial alteração e desenvolvimento dos resultados, metodologia, análises, conclusões e/ou implicações, em comparação ao artigo previamente divulgado nos anais. É obrigatório informar, na página inicial da submissão do artigo, a origem do trabalho.
*Todo artigo submetido à TMM passa pela avaliação por pares, podendo ou não ser aprovado
1) Política Editorial
Ética na Publicação e Má Conduta na Pesquisa
A revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração zela pelo alto padrão ético em seu processo de publicação, não admitindo casos de má conduta, pelos Autores ou Equipe Editorial.
A TMM adota basicamente as definições de má-conduta estabelecidas pelo Office of Research Integrity ORI (https://ori.hhs.gov/definition-misconduct): Má-conduta na pesquisa inclui: dados ou resultados forjados, falsificação de dados ou resultados e plágio, inclusive autoplágio.
A conduta adequada dos editores e revisores inclui a manutenção da confidencialidade dos trabalhos em revisão e após revisão, respeito a originalidade dos trabalhos submetidos a indicação clara de conflitos de interesse e recusa do papel quando não existirem condições técnicas ou de independência para um julgamento correto e isento.
Para garantir conduta adequada no processo de publicação, a revista incentiva Autores, Editores e Revisores a seguirem as orientações do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org), em todas as etapas do processo.
A versão do artigo para outro idioma diferente dos publicados na revista poderá ser feita desde que autorizada pela ABM.
Todas as suspeitas de má conduta são investigadas rigorosamente pela revista, sob coordenação do Editor-chefe e somente são concluídas quando esclarecidas.
Todos os artigos submetidos são verificados no identificador de plágio iThenticate; cópias parciais ou totais de texto, não autorizadas ou não referenciadas, caracterizarão plágio. Autoplágio é também verificado dentro das orientações do COPE.
Visando reforçar e ampliar a transparência das pesquisas, as fontes de dados, materiais, métodos e códigos de programas de computador utilizados na concepção, realização e comunicação dos projetos de pesquisas deverão ser explicitados e referenciados segundo o Nível 1 das Diretrizes Transparency and Opennes Promotion (TOP).
Conflito de Interesses
O conflito de interesses ocorre se o comportamento do indivíduo ou o julgamento foi motivado por considerações objetivas ou por interesses concorrentes, a exemplo:
- Laços financeiros: quando um participante no processo de publicação recebeu ou espera receber qualquer benefícios financeiros, patentes ou ações, ou presentes, ou serviços que podem influenciar o trabalho relacionado com uma publicação específica;
- Compromissos acadêmicos: os participantes no processo de publicação podem ter fortes vínculos com uma determinada explicação, método ou ideia e podem, como resultado, ser tendenciosos/as na realização de pesquisas que testa o compromisso ou na revisão de trabalhos de outros autores que são a favor ou em desacordo com suas crenças;
- Relações pessoais: relações pessoais com a família, amigos, inimigos, concorrentes ou colegas que dificultem uma análise imparcial de artigos de pesquisadores que foram colegas de trabalho;
- Crenças políticas ou religiosas: forte compromisso com uma visão política particular (por exemplo, posição política, agenda ou afiliação) ou ter uma forte convicção religiosa que possam interferir na aprovação ou rejeição de um determinado trabalho;
- Afiliações institucionais: quando um participante no processo de publicação está diretamente associado com uma instituição e que pode influenciar sua avaliação em face de poder obter uma possível posição ou um interesse em uma publicação.
Todas as declarações sobre Conflito de Interesse deverão ser relatadas e serão analisadas pelo Corpo Editorial da revista. Se algum ou todos os tipos de Conflito de Interesse (mencionados anteriormente) forem detectados (a priori, durante o processo de revisão de pares ou a posteriori à publicação) em algum texto avaliado ou aprovado, o manuscrito ficará em suspenso até que o conflito de interesse seja resolvido.
Todas as suspeitas de conflitos serão investigadas rigorosamente pela revista, sob coordenação do Editor-chefe.
Os autores, ao submeterem seus artigos à TMM, comprometem-se a:
- Submeter para publicação apenas artigos inéditos, assegurando a veracidade e autenticidade dos dados, e que estes não tenham sido submetidos a outras publicações;
- Citar e referenciar corretamente todos os dados e interpretações de outras publicações;
- Relatar à TMM qualquer potencial conflito de interesse de qualquer um dos autores, relacionado com a sua pesquisa, possa influenciar de forma inadequada nos resultados finais;
- Informar todas as fontes de financiamento;
- Oferecer retratações ou correções de erros, sempre que necessário e solicitado pelo editor.
- Observar os critérios de atribuição de autoria, incluindo somente aqueles que estejam realmente envolvidos na pesquisa e tenham participado efetivamente do trabalho;
- Explicitar a autoria, quem participou, e de que forma. As formas básicas de participação, são:
- Concepção e idealização do trabalho
- Coleta dos dados
- Análise e interpretação dos dados
- Preparação do artigo
- Revisão crítica do artigo
- Aprovação final da versão a ser publicada. (A aprovação final da versão a ser publicada deve ser dada, obrigatoriamente, por TODOS os autores).
- Permissão uso de Figuras e Tabelas
Apresentar, junto à primeira submissão do artigo, a permissão de quaisquer figuras ou tabelas anteriormente publicadas, indicando as fontes (incluindo a internet) que autorizam o uso de material protegido por direitos autorais - Verificar as provas
O autor de contato receberá as provas por e-mail. O objetivo do envio da prova é que os autores tenham a última chance de verificar os erros de digitação e a completude e exatidão do texto, tabelas e figuras.
Os diagramadores introduzirão questões nas provas sempre que forem necessários esclarecimentos por parte dos autores. Solicitamos aos autores que abordem e respondam claramente a essas questões.
É especialmente importante verificar os nomes, afiliações e endereços dos autores.
Esperamos que as provas sejam revisadas e enviadas prontamente.
Limites de correções do autor na prova
Após o manuscrito ser aceito para composição e produção, as alterações do autor deverão ser pequenas correções, em especial as correções de erros tipográficos que possam ter ocorrido durante os processos de composição. Correções além disso não são permitidas.
Alterações que mudem o conteúdo do texto, como por exemplo, novos resultados, valores corrigidos, bem como alterações de título e / ou de autoria não são permitidas sem a aprovação do Editor-Chefe, que pode requerer nova submissão do manuscrito modificado e revisão por pares. Assim, caso as alterações sejam aceitas, também será necessário que os autores reembolsem a ABM pelos custos referentes à nova diagramação, associados a essas alterações.
Normalmente, as provas revisadas não serão enviadas ao autor.
Direitos e obrigações dos Revisores
Os revisores, ao receberem convite para avaliar um artigo, comprometem-se a:
- Recusar o convite caso tenham quaisquer potenciais conflitos de interesse;
- Realizar a avaliação eles próprios, observando o mais completo rigor;
- Aceitar convites somente quando sejam capazes de realizar a avaliação dentro do prazo estipulado;
- Informar sobre artigo relevante publicado e que não tenha sido citado;
- Manter sigilo absoluto sobre os artigos revisados e não usar informações até a publicação do artigo.
Os Editores devem sempre:
- Zelar pela garantia de avaliação imparcial, por pares;
- Garantir o anonimato de Revisores e dos autores;
- Avaliar e investigar todos os casos e suspeitas de má conduta e falta de ética;
- Impedir que interesses financeiros possam comprometer os padrões éticos da publicação;
- Não devem tomar quaisquer decisões editoriais ou ser envolvido no processo editorial se eles ou um familiar próximo tem um Conflito de Interesse (financeiro ou outro) em um manuscrito em particular submetido à revista.
Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
A revista TMM busca garantir a diversidade no corpo editorial, tendo avançado nos últimos anos na inclusão de mais mulheres e editores de diferentes nacionalidades. Este é um movimento contínuo da revista, na busca de incluir maior representatividade e enriquecer os processos com pessoas de diferentes origens, formações e experiências, que objetiva acolher diversos pontos de vista e seja capaz de congregar os conhecimentos tanto da academia quanto da indústria.
A revista TMM recrimina qualquer discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional e qualquer interferência que isso possa ter nas decisões dos atores existentes no processo editorial.
Uma vez identificada qualquer ação neste sentido, a pessoa será excluída dos processos editoriais da revista e poderá ser denunciada à comunidade acadêmica e às autoridades, quando necessário.
Além disso, considerando que boa parte de nosso país de origem (Brasil) e continente (América Latina), não possui fluência na língua inglesa, a revista mantém ainda a decisão de publicar artigos em português e espanhol, a fim de democratizar o acesso de parte da produção científica a mais pessoas em seu processo de pesquisa e formação. Incentivando assim, o fomento das pesquisas nos países em desenvolvimento.
Seu modelo de acesso aberto e a diversidade linguística ampliam seu alcance e impacto, tornando-a uma plataforma relevante e influente no cenário científico e industrial global. A diversidade linguística ajuda na inclusão de diferentes perspectivas e avanços nas áreas de estudo.
Acesso Aberto e Direitos autorais
Este é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou acessar os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Tal conduta está de acordo com a definição da BOAI (Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste - https://www.budapestopenaccessinitiative.org/) de acesso aberto.
Todos os artigos serão publicados sob os termos da CC-BY - Creative Commons Attribution License -, que permite uso, distribuição e reprodução irrestritos em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
Declaração de Responsabilidade
Ao submeter o artigo à TMM, o(s) autor(es) certifica(m) que o artigo é original, de própria autoria, que não foi publicado nem está sendo considerado para publicação em outra revista, independentemente de formato, impresso ou eletrônico, e que todos os autores que, porventura, venham a ser citados, participaram efetivamente do trabalho, podendo responder, assim, pelo conteúdo apresentado.
O(s) autor(es) também se compromete(m) a apresentar, junto à primeira submissão do artigo, a permissão para reproduzir quaisquer figuras ou tabelas anteriormente publicadas, indicando as fontes (incluindo a internet) que autorizam o uso de material protegido por direitos autorais.
Autorização de Publicação
Ao submeter o artigo à TMM, o(s) autor(es) declara(m) que, em caso de aceitação do artigo, concorda(m) com a sua publicação total, em meio impresso ou eletrônico, sem necessidade de prévia autorização, por parte do periódico.
Direitos autorais
Ao submeter um trabalho, os autores concordam que os direitos autorais de seu artigo são transferidos para a Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, se e quando o artigo for aceito para publicação. Os artigos e ilustrações aceitos passam a ser propriedade da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, publicada pela ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) .
Os autores têm direitos, de acordo com nossas normas de publicação, que apoiam sua necessidade de compartilhar, divulgar e maximizar o impacto de suas pesquisas.
2) Instruções aos autores
Organize seu manuscrito seguindo todas as normas de submissão, indicadas a seguir:
Preparação dos arquivos
Devem ser enviados dois arquivos em formato Word (.doc ou docx). O texto deve estar em coluna única, com fonte Times New Roman 12, em formato A4, com margens de 2,5cm, espaço simples entre linhas e parágrafos. Títulos, subtítulos, figuras, tabelas e equações precisam estar separados do resto do texto por uma linha adicional.
- O primeiro arquivo deve conter: título, nome e afiliação dos autores, resumo, palavras-chave, título em inglês, Abstract, Keywords. Os dados de afiliação dos autores devem estar no final da página;
- O segundo arquivo deve conter: o trabalho completo, as informações do primeiro arquivo, exceto os dados dos autores, os agradecimentos, sempre que necessário, e as referências. Este arquivo não pode conter informação que identifique os autores.
Apresentação
A) Título
Deve ser conciso, em letra Times New Roman 14, apenas a inicial maiúscula, negrito, centralizado.
B) Autores
Inserir, abaixo do título à direita, nome completo do autor(es), em ordem direta, em itálico, Times New Roman 10. Utilizar números arábicos sobrescritos, em ordem crescente. Esses números identificarão as informações de afiliação dos autores.
Ao final da página, identificar a afiliação dos autores segundo numeração adotada no início da página, em itálico, Times New Roman 10. Indicar afiliação (departamento-faculdade-universidade, programa de pós-graduação-faculdade-universidade, instituto de pesquisa-universidade, cidade, estado, país). Obs.: quando não houver afiliação, indicar “pesquisador independente”. Obrigatório: E-mail e número do registro ORCID para todos os autores.
C) Resumo e palavras-chave / Título em inglês, Abstract e Keywords
C.1) Template - primeira página
Resumo
Abaixo da palavra Resumo (negrito e Times New Roman 12) inserir o texto com no máximo 15 linhas, sem uso de parágrafos. Deve conter, de maneira concisa, o objetivo, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho.
Palavra-chave
Indicar no máximo quatro termos – usualmente empregados em pesquisas bibliográficas, separados por ponto e vírgula (;) e iniciados em letra maiúscula.
Título em inglês
Após as palavras-chave, separados por uma linha, Times New Roman 14, apenas a inicial maiúscula, negrito, centralizado.
Abstracts
Após o título em inglês, em (negrito, Times New Roman 12) inserir a versão do resumo para o idioma inglês, sem uso de parágrafo.
Keywords
Palavras-chave em inglês, separadas por ponto e vírgula (;) e iniciadas com letra maiúscula. Recomenda-se que sejam evitadas as traduções literais.
D) Corpo do trabalho
O trabalho deve ser enviado no segundo arquivo e ter a seguinte estrutura: Conteúdo do primeiro arquivo (sem nomes e dados dos autores), Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.
Numerar títulos e subtítulos, de forma sequencial, utilizando o sistema de numeração progressiva (1, 1.1, 1.1.1):
- títulos do nível 1 – em negrito, com apenas a primeira letra do subtítulo maiúscula;
- nível 2 (1.1) – em negrito, com apenas a primeira letra do subtítulo maiúscula;
- nível 3 (1.1.1) – em negrito, com apenas a primeira letra do subtítulo maiúscula.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser adotado no texto.
INTRODUÇÃO
Deve conter a apresentação do trabalho, seus objetivos e a revisão da literatura.
MATERIAIS E MÉTODOS
Descrever detalhadamente os equipamentos e os procedimentos utilizados, permitindo que a pesquisa possa ser reproduzida posteriormente por outros pesquisadores. Apresentar a literatura e a descrição dos métodos estatísticos empregados, quando for o caso.
RESULTADOS
Aconselha-se que sejam apresentados incluindo tabelas, quadros e ilustrações. Não é necessário repetir informações já apresentadas.
Tabelas
- Citá-las no corpo do texto, próximo ao local onde aparecem
- Inserir os títulos na parte superior destas, em seguida à palavra Tabela, e seu respectivo número (número arábico, Times New Roman 10);
- Formatar conteúdo em Times New Roman 11;
- Enviá-las em formato editável;
- Posicionar as notas ou legendas logo abaixo da Tabela, em itálico e Times New Roman 9. Colocar as notas uma seguida da outra, separadas por ponto e vírgula (;).
Figuras (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos etc.):
- Citá-las no corpo do texto, próximo ao local onde aparecem
- Inserir os títulos na parte inferior destas, após a palavra Figura, e sua respectiva numeração (número arábico, Times New Roman 10);
- Referenciar as fontes sempre que necessário;
- Arquivos de imagem devem ter alta resolução (mínimo de 300 dpi) e disposição e tamanho que permitam sua visualização e a leitura das eventuais legendas sem dificuldade.
Unidades
Utilize o sistema internacional de unidades (SI). Se outras unidades forem mencionadas, forneça seu equivalente em SI.
Equações
Devem ser numeradas sequencialmente, com números entre parênteses alinhados à direita, e citadas no texto.
Fórmulas Matemáticas
Envie as equações matemáticas como texto editável e não como imagens. Apresente fórmulas simples alinhadas com o texto normal, sempre que possível, e use a barra (/) em vez de uma linha horizontal para pequenos termos fracionários, por exemplo, X/Y. As variáveis devem ser apresentadas em itálico e inseridas como elementos de equação. As potências de “e” são frequentemente mais convenientemente denotadas por “exp”.
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO
A Discussão é a parte principal do trabalho e deve estabelecer comparações entre os resultados obtidos pelo autor e por outros autores.
Na Conclusão, não mencione trabalhos não finalizados. Podem ser apresentadas novas hipóteses, quando bem justificadas e incluídas as recomendações, porém, estas precisam ser claras e fundamentadas nos objetos dos estudos realizados.
E) Agradecimentos
Indicar, se de interesse, pessoas que colaboraram na execução da pesquisa ou que proporcionaram auxílio técnico. Quando houver Auxílios ou Bolsas provenientes de órgãos de fomento, os autores deverão fazer referência ao nome da instituição financiadora da pesquisa, ao ano e ao número do processo a que se refere o apoio.
F) Referências
Devem ser listadas, ao final do artigo, na ordem em que aparecem no texto, seguindo o estilo Vancouver. Não empregar grifo, negrito ou itálico. Todas as referências citadas no texto devem estar listadas, incluindo as fontes utilizadas em Figuras e Tabelas, caso a autoria não seja do próprio autor.
F.1) Citações
As citações devem ser indicadas por números arábicos, entre colchetes e na linha do texto, seguindo a ordem numérica crescente, idêntica à listada nas referências.
Ex.: “Oliveira [5] demonstra que...”
Resultados não publicados e comunicações pessoais não são recomendados para a lista de referências, mas podem ser mencionados entre parênteses, imediatamente após o nome do autor no texto. Por exemplo: Oliveira AC, Silva PA and Garden LC (dado não publicado). O autor deve obter autorização de uso de uma “comunicação pessoal”. Citação de uma referência como “in press” implica que o artigo tenha sido aceito para publicação.
Abaixo exemplos de referências no estilo Vancouver:
Artigos
Autor(es). Título do artigo. Título do periódico. Ano; volume(número): página inicial e final do artigo.
- Até seis autores (liste todos)
Ex.:
McCarthy F, Sahajwala V, Saha-Chaudhury N. Influence of ash on interfacial reactions between coke and liquid iron. Metallurgical and Materials Transactions. 2003;34:573-580. endereço DOI (se houver)
- Com mais de seis autores (liste os seis primeiros seguidos de et al.)
Ex.:
Oliveira CAN, Villa AAO, Gonzalez CH, Guimarães PB, Ferreira RJ, Urtiga Filho, SL et al. Analysis of the transformations temperatures of helicoidal Ti-Ni actuators using computational numerical methods. Materials Research. 2013;16:944-953. endereço DOI (se houver)
Artigos em meio eletrônico
Autor(es). Título do artigo. Título do periódico abreviado. Ano [data de acesso com a expressão “acesso em"];volume (número):paginação. Disponível em: URL.
Ex.:
McCarthy F, Sahajwala V, Saha-Chaudhury N. Influence of ash on interfacial reactions between coke and liquid iron. Metall. Mater. Trans. 2003 [acesso em 26 ago 2012];34:573-580. Disponível em: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11663-003-0026-9#page-1 ou endereço DOI (se houver)
Livros
- Autor(es). Título do livro. Edição. Cidade: Editora; Ano de publicação.
Até seis autores, liste todos; mais de seis, liste os seis primeiros seguidos de et al. Edições devem ser citada a partir da 2ª. ed.
Ex.:
Ashby M, Shercliff H, Cebon D. Materials, engineering, science, processing and design. 2nd ed. Oxford: Butterworth-Heinemann; 2010.
- Ausência de autoria
Título do livro. Edição. Cidade: Editora; Ano de publicação.
Ex.:
The Oxford dictionary of Computing. 5th ed. Oxford: Oxford University
Press; 2003.
Capítulos de livros
- Autor do capítulo é o mesmo da obra:
Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação. Título do capítulo; página inicial e final do capítulo.
Ex.:
Ashby M, Shercliff H, Cebon D. Materials engineering, science, processing and design. 2. ed. Oxford: Elsevier; 2010. Stiffness and weight: density and elastic moduli; p. 47-79.
- Autoria diferente:
Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: autor ou editor do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora; ano de publicação. página inicial e final do capítulo.
Ex.:
Canale LCF, Totten GE. Hardening of Steels. In: Lišć-č B, Tensi HM, Canale LCF. Quenching theory and technology. 2. ed. Boca Raton: CRC; 2010. p. 85-113.
Livros eletrônicos (e-Books)
Autor(es). Título do livro. Edição. Cidade: Editora; Ano. Endereço eletrônico.
Ex.:
United States Environmental Protection Agency. Climate change indicators in the United States. Washington: EPA; 2012 [acesso em 3 ago. 2012]. Disponível em: http://www.epa.gov/climatechange/science/indicators/index.html
Sites
Autor(es) (se houver). Título do site [página da internet]. Cidade: Editora; data da publicação do site [data da última atualização com a expressão “atualizada em”; data de acesso com a expressão “acesso em”]. Endereço do site com a expressão “Disponível em:”
Ex.:
Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração [página da internet]. São Paulo: ABM; 2011 [atualizada em 2 dez. 2013; acesso em 17 dez. 2013]. Disponível em: http://www.abmbrasil.com.br.
CD-ROM e DVD
Autor(es). Título [tipo do material]. Cidade: Editora; Ano.
Ex.:
Anderson SC, Poulsen KB. Anderson’s eletronic atlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Willins; 2002.
Trabalhos apresentados em eventos
Autor(es). Título do trabalho. In: Editora ou Instituição responsável pelo evento. “Proceedings” ou “Anais do” título do evento; data do evento; cidade, país de realização do evento. Cidade de publicação: Editoria; ano de edição. Página inicial e final do trabalho. endereço DOI (se houver)
Ex.:
Morton J, Burzic D, Wimmer F. Application of dynagap soft reduction to high quality blooms and billets. In: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Proceedings of the 44th Steelmaking Seminar – International; 2013 May 26-29; Araxá, Brazil. São Paulo: ABM; 2013. p. 182-189. endereço DOI (se houver)
Dissertações, teses ou trabalhos acadêmicos
Autor. Título da tese [grau]. Cidade de publicação: Instituição onde foi defendida; ano de defesa do trabalho.
Ex.:
Oliveira E. Ethanol flushing of gasoline residuals: microscale and field scale experiments [doctor thesis]. Waterloo: University of Waterloo; 1997.
Patente
Nome do inventor. Nome do cessionário e indicação(ões). Título da invenção. País e número do depósito. Data (do período de registros).
Ex.:
Pagedas AC, inventor; Ancel Surgical R&D Inc., cessionário. Flexible endoscopic grasping and cutting devide and positioning tool assembly. United States patent US 20020103498. 2002 Aug 1.
Base de dados on-line
Instituição/Autor. Título [base de dados na internet]. Cidade: Editor; Data de criação, [data de consulta]. Endereço eletrônico.
Ex.:
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde [base de dados online]. São Paulo: BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. 2014 [acesso em 18 junho 2020]. Disponível em: https://lilacs.bvsalud.org/
Rerefência de dados
Este periódico encoraja você a citar conjuntos de dados subjacentes ou relevantes em seu manuscrito, citando-os em seu texto e incluindo uma referência de dados em sua Lista de Referências. As referências de dados devem incluir os seguintes elementos: nome(s) do(s) autor(es), título do conjunto de dados, repositório de dados, versão (quando disponível), ano e identificador global persistente. Adicione [dataset] imediatamente antes da referência para que possamos identificá-lo corretamente como uma referência de dados. O identificador [conjunto de dados] não aparecerá em seu artigo publicado.
Ex.:
[dataset] [5] Oguro M, Imahiro S, Saito S, Nakashizuka T. Mortality data for Japanese oak wilt disease and surrounding forest compositions, Mendeley Data, v1; 2015. http://dx.doi.org/10.17632/xwj98nb39r.1
G) Alterações na Autoria do Artigo
Alterações na autoria do artigo, sejam elas referentes a acréscimos ou remoção de nomes, deverá ser feita via pedido endereçado ao Editor-chefe da TMM, com anuência e assinada por todos os autores. O motivo do acréscimo ou remoção deve ser claramente explicado no pedido. No caso de remoção de autor, a anuência do autor removido é, também, requerida.
3) TMM - Como citar
Como citar: Sobrenome AA, Sobrenome Parentesco BB, Sobrenome CC, Sobrenome DD. Título completo do artigo no idioma principal. Tecnol Metal Mater Min. São Paulo. ano;volume:elocation, endereço DOI
4) Dados de Pesquisa
Esta revista incentiva e permite que você compartilhe dados que apoiem sua publicação de pesquisa, quando apropriado, e permite que você interligue os dados com seus artigos publicados. Dados de pesquisa referem-se aos resultados de observações ou experimentação que validam os resultados da pesquisa. Para facilitar a reprodutibilidade e a reutilização de dados, esta revista também incentiva você a compartilhar seu software, código, modelos, algoritmos, protocolos, métodos e outros materiais úteis relacionados ao projeto.
Abaixo estão algumas maneiras pelas quais você pode associar dados ao seu artigo ou fazer uma declaração sobre a disponibilidade de seus dados ao enviar seu manuscrito. Se você estiver compartilhando dados de uma dessas maneiras, é recomendável citar os dados em seu manuscrito e na lista de referências. Consulte a seção "Referências" para obter mais informações sobre citação de dados.
Vinculação de dados
Se você disponibilizou seus dados de pesquisa em um repositório de dados, pode vincular seu artigo diretamente ao conjunto de dados. Quando disponível, você pode vincular diretamente seu conjunto de dados ao seu artigo fornecendo as informações relevantes no seu artigo.
Você pode vincular dados ou entidades relevantes por meio de identificadores no texto de seu manuscrito, usando o seguinte formato: Banco de dados: xxxx (por exemplo, TAIR: AT1G01020; CCDC: 734053; PDB: 1XFN).
Declaração de dados
Para promover a transparência, incentivamos você a declarar a disponibilidade de seus dados em seu envio. Isso pode ser um requisito do seu órgão ou instituição financiadora. Se seus dados não estiverem disponíveis para acesso ou inadequados para publicação, você terá a oportunidade de indicar o motivo durante o processo de envio, por exemplo, declarando que os dados da pesquisa são confidenciais.
Teses e dissertações
A Revista TMM não considera a publicação de uma tese ou dissertação acadêmica como uma publicação prévia. Entretanto, é fundamental que a citação a tese ou dissertação seja clara no trabalho submetido e este fato seja também destacado na carta de submissão do trabalho. Observa-se, ainda, que a redação de uma tese ou dissertação é, em geral, diferente daquela de uma publicação em periódico e é recomendado aos autores especial atenção a estas diferenças. Este fato deve ser observado pelos autores e será, certamente, considerado pelos revisores durante a avaliação do trabalho.
5) Submissão On-line
A submissão de artigos para a revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração deve ser feita online, mediante cadastro no site da revista pelo link https://tmm.submitcentral.com.br/
6) Taxa de Publicação
Taxa de publicação: R$650,00
A submissão é gratuita, porém, a publicação do artigo aprovado estará sujeita aos seguintes termos:
- Autor correspondente não associado ABM: pagamento da taxa de publicação no valor integral;
- Autor correspondente Novo associado ABM em dia (somente uma anuidade paga): 50% desconto na taxa de publicação;
- Autor correspondente Associado ABM em dia (pelo menos 2 anos completos de filiação e 2 anuidades consecutivas pagas): 100% desconto na taxa de publicação.
Observação: os autores correspondentes não associados, que desejarem se filiar à ABM, só poderão usufruir dos descontos na taxa de publicação após a confirmação do pagamento da anuidade.
7) Avaliação dos Artigos
Antes de serem liberados aos editores, os artigos são analisados pelo assistente editorial, verificando o atendimento às normas de submissão, bem como a inexistência de plágio, através do sistema iThenticate.
Posteriormente, os artigos são encaminhados ao Editor-chefe ou a um dos Editores executivos ou adjuntos para escolha de dois revisores ad hoc, que deverão seguir os seguintes critérios de análise: escopo, relevância do tema, originalidade, forma de apresentação dos resultados, objetivos, conclusões etc.
Todo o sistema é automatizado e sigiloso – os autores não têm conhecimento dos revisores responsáveis pela avaliação e vice-versa (sistema double-blind).
A revista opta pelo sistema "double-blind" para evitar ao máximo a ocorrência de conflitos de interesses e constrangimentos entre autores e revisores. Os Editores sempre atuam como última barreira para garantir a simetria e respeito no relacionamento entre as partes.
É solicitado aos autores, no momento da submissão, que indiquem dois possíveis revisores, (observados os critérios de isenção e evitando conflitos de interesse) para seu trabalho. Estes revisores podem ser convidados, a critério dos Editores.
Os revisores emitem uma das quatro recomendações possíveis: aceitar sem necessidade de revisão, aceitar com revisão opcional, aceitar com revisão obrigatória ou rejeitar. O Editor executivo ou o Editor-chefe avalia as revisões e emite o parecer. Os artigos são novamente avaliados pelos revisores, quando houver necessidade, após correção e ressubmissão pelos autores.
Se o manuscrito for rejeitado para publicação, os autores serão notificados e poderão recorrer, por e-mail, da decisão.
Em todas as avaliações, o conteúdo do parecer dos revisores é divulgado somente aos autores.
O relacionamento entre o corpo editorial e os autores é considerado confidencial entre as partes e o periódico. Em respeito aos autores, a revista não publica pareceres intermediários ou finais, sejam favoráveis ou não.
Os artigos aprovados serão diagramados e encaminhados aos autores para correção de possíveis erros. Neste estágio, não serão aceitas alterações de conteúdo e/ou linguagem. Não havendo resposta dos autores, a publicação será suspensa.
Sugestões, dúvidas e reclamações poderão ser enviadas diretamente para o e-mail da TMM (tmm@abmbrasil.com.br).
Erratas serão publicadas sempre que houver necessidade, diretamente nos artigos ou no próprio site, a depender da análise de cada situação.
Correções e retratações
Possíveis erros podem ser reportados durante e após a publicação, pelo sistema de trabalhos ou pelo e-mail de revista, citado acima.
Erratas serão publicadas sempre que houver necessidade, diretamente nos artigos ou no próprio site, a depender da análise de cada situação.
Atualizado em: 24/10/2024