Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/2176-1523.0809
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

EFEITO DE REVESTIMENTOS GALVANIZADOS POR IMERSÃO A QUENTE NO COEFICIENTE DE ATRITO DE UM AÇO BIFÁSICO DESTINADO À INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

EFFECT OF HOT DIP GALVANIZED COATINGS AT COEFFICIENT OF FRICTION OF DUAL PHASE STEEL SUPPLIED FOR THE AUTOMOTIVE INDUSTRY

Silveira, Claudeir Carvalho; Oliveira, Carlos Augusto S. de; Silva Filho, Jose Francisco da; Suski, Cassio Aurélio; Novicki, Nilceu

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Resumo

A necessidade de redução de peso na indústria automobilística e aumento da resistência à corrosão dos automóveis obrigaram as indústrias siderúrgicas a produzirem aços galvanizados de alta resistência. Entretanto, quando submetidos a processos de estampagem podem sofrer desgastes da superfície galvanizada, formação de pós e redução da resistência à corrosão. O trabalho avaliou o efeito dos revestimentos com Zn-Puro (GI) e com Zn-Fe (GA) no coeficiente de atrito de um aço bifásico (DP600) utilizando tribômetro de ferramenta plana e caracterização do revestimento por microscopia ótica, eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva. Nos resultados, observa-se que os revestimentos estudados influenciam diretamente no comportamento do atrito da estampagem. Para o DPGI, observa-se menor coeficiente de atrito se comparado ao DPGA, em função de sua microestrutura composta de zinco puro (fase η) e maior susceptibilidade ao fenômeno de desgaste por abrasão denominado stick slip. Mesmo com as diferenças observadas, verificam-se condições favoráveis de uso de ambos os materiais em processos de estampagem e pintura.

Palavras-chave

Aços dual phase, Galvanizing (GI), Galvannealed (GA), Desgaste.

Abstract

The need for weight reduction in the automotive industry, developing better design and improve corrosion resistance of the automotive vehicles has forced the steel industry to produce high-strength galvanized steel. However, when subjected to stamping process can suffer wear of the galvanizing surface, powdering and reduced corrosion resistance. The study evaluated the effect of coatings with Zn-Pure (GI) and Zn-Fe (GA) in the coefficient of friction of biphasic steel (DP600) using flat tribometer and characterization process of the coating by optical microscopy, scanning electron microscopy and energy dispersive spectroscopy. As a result, the coatings studied influence directly the behavior of the friction of stamping. For DPGI, is observed lower coefficient of friction if compared to DPGA, due of his microstructure composed of zinc pure (η phase). This microstructure can increase the susceptibility to abrasion phenomenon called stick slip. Despite the observed differences, there are favorable conditions for use of both materials in stamping processes and painting

Keywords

Dual phase steel, Galvanizing (GI), Galvannealed (GA), Wear.

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