Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/2176-1523.0876
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

A TECNOLOGIA DA TÊMPERA POR ESTAMPAGEM E SUA RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS

PRESS HARDNING TECHNOLOGY AND THEIR RELATIONSHIP WITH DEVELOPMENT AND FABRICATION OF PRODUCTS

Diogo, Cláudio Pereira; Cruz, Ronaldo Aparecido Souza; Morais, Willy Ank de

Downloads: 0
Views: 1087

Resumo

Este trabalho descreve a estampagem a quente seguida de têmpera promovida pela matriz de estampagem. As peças obtidas por esta técnica podem apresentar uma resistência de até 1,6GPa, ou seja, bem acima das peças equivalentes, produzidas por meio de estampagem a frio ou obtidas com aços conformáveis de alta resistência. O processo permite efetiva redução de peso em importantes componentes estruturais de segurança do automóvel com qualidade dimensional, grande resistência mecânica e à fratura. Essas características são essenciais a um processo produtivo e eficiente, objetivando a obtenção de um produto seguro, conforme as necessidades impostas pelo INOVARAUTO.

Palavras-chave

Autopeças, Inovarauto, Estampagem a quente, Aços ao boro, 22MnB5.

Abstract

This work describes the hot stamping process and subsequent quenching promoted by the stamping matrix.Parts obtained by this technique can show strength levels until 1.6Gpa, therefore far above of the similar parts obtained by cold stamping or by the employment of high strength steels. The process allows effective weight reduction in major structural and safety car componentes, dimensional quality, high mechanical strength and fracture toughness, these characteristics essential to an efficient production process and to produce a safe product, thus meeting the needs imposed by INOVARAUTO.

Keywords

Steels, Autoparts, Inovarauto, Hot stamping, Boron steel, 22MnB5.

Referências

1. Morais WA, Borges HC. Condições técnico-econômicas para viabilizar o emprego de aços planos de elevada resistência mecânica em aplicações práticas. Tecnologica em Metalurgia, Materiais e Mineração. 2009;6(1):1-6. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00601001.

2. Bodlani SB, Yuen CK, Nurick GN. The energy absorption characteristics of square mild steel tubes with multiple induced circular hole discontinuities - Part I: experiments. Journal of Applied Mechanics. 2009;76(4):360-371. Tecnol. Metal. Mater. Miner., São Paulo, v. 12, n. 3, p.228-236, jul./set. 2015

3. Boron Extrication. 2013 Honda Accord body structure. 2014 [acesso em 7 mar. 2014]. Disponível em: http:// boronextrication.dev.fireemsblogs.com/tag/honda/.

4. Morais WA, Fernandes AA, Costa AK, Borges HC. Revisão das principais características que definem as aplicações de aços planos não ligados. In: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração. Anais do 67º Congresso da ABM; 2012 Julho 31-Agosto 3; Rio de Janeiro, Brasil. São Paulo: ABM; 2012. p. 2661-2673.

5. Altan T. Hot-stamping boron-alloyed steels for automotive parts. 2006 [acesso em 10 jan. 2014]. Disponível em: http://www.thefabricator.com/article/stamping/hot-stamping-boron-alloyed-steels-for-automotive-parts.

6. Kusumi K, Nomura N, Maki J. Formability and FEM simulation of steel sheets in the hot stamping process. Nippon Steel Technical Report. 2013;May:47-54.

7. Saudi Basic Industries Corporation - SABIC. Veículo mais leves. 2014 [acesso em 1 abr. 2014]. Disponível em: https://www.sabic-ip.com/gep/pt/AboutUs/SustainabilitySolutionsDetail/automotiveweightout.html.

8. Karbasian H, Tekkaya AE. A review on hot stamping. Journal of Materials Processing Technology. 2010;210(15):2103-2118. http://dx.doi.org/10.1016/j.jmatprotec.2010.07.019.

9. ASM International. SteCal: low-alloy steels: their properties and how to obtain them. Version 3.0.3. Materials Park; 2004.

10. MATWEB. Material Property Data. 2014 [acesso em 26 fev. 2014]. Disponível em: http://www.matweb.com/search/ PropertySearch.aspx.

11. Fan DW, Kim HS, Birosca S, Coomna BC. Critical review of hot stamping technology for automotive steels. Materials Science and Technology. 2007;16-20.

12. Lechler J, Merklein M. Hot stamping of ultra high strength steels as a key technology for lightweight construction. Materials Science and Technology. 2008;1698-1709.

13. Body & Chassis Systems. Hot Stamping. 2014 [acesso em 13 jan. 2014]. Disponível em: http://www.magna.com/ capabilities/body-chassis-systems/innovation-technology/hot-stamping.

14. Costa RM, Henkin H. Estratégias Competitivas e Desempenho da Indústria Automobilística no Brasil. In: Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia. Anais do XL Encontro Nacional de Economia; 2012 Dezembro 11-14; Porto de Galinhas, Brasil. Niterói: ANPEC; 2012 [acesso em 12 mar. 2014]. Disponível em: http://www.anpec.org.br/novosite/br/encontro-2012.

15. Campo Grande P. Mudança de fase: teste Volkswagen UP! Revista Quatro Rodas. 2014;653.

16. ABM. Estampagem a quente: peças com geometria complexa e alta resistência estão em sintonia com o programa de avaliação de carros novos europeus. Revista Máquinas e Metais. 2014;70:194-196.
588696fd7f8c9dd9008b47bb tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections