Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/2176-1523.0876
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

A TECNOLOGIA DA TÊMPERA POR ESTAMPAGEM E SUA RELAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS

PRESS HARDNING TECHNOLOGY AND THEIR RELATIONSHIP WITH DEVELOPMENT AND FABRICATION OF PRODUCTS

Diogo, Cláudio Pereira; Cruz, Ronaldo Aparecido Souza; Morais, Willy Ank de

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Resumo

Este trabalho descreve a estampagem a quente seguida de têmpera promovida pela matriz de estampagem. As peças obtidas por esta técnica podem apresentar uma resistência de até 1,6GPa, ou seja, bem acima das peças equivalentes, produzidas por meio de estampagem a frio ou obtidas com aços conformáveis de alta resistência. O processo permite efetiva redução de peso em importantes componentes estruturais de segurança do automóvel com qualidade dimensional, grande resistência mecânica e à fratura. Essas características são essenciais a um processo produtivo e eficiente, objetivando a obtenção de um produto seguro, conforme as necessidades impostas pelo INOVARAUTO.

Palavras-chave

Autopeças, Inovarauto, Estampagem a quente, Aços ao boro, 22MnB5.

Abstract

This work describes the hot stamping process and subsequent quenching promoted by the stamping matrix.Parts obtained by this technique can show strength levels until 1.6Gpa, therefore far above of the similar parts obtained by cold stamping or by the employment of high strength steels. The process allows effective weight reduction in major structural and safety car componentes, dimensional quality, high mechanical strength and fracture toughness, these characteristics essential to an efficient production process and to produce a safe product, thus meeting the needs imposed by INOVARAUTO.

Keywords

Steels, Autoparts, Inovarauto, Hot stamping, Boron steel, 22MnB5.

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