Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/2176-1523.1304
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

O PERIÓDICO QUE QUEREMOS

Silva, André Luiz Vasconcellos da Costa e

Downloads: 0
Views: 806


Em recente reunião com colegas e pesquisadores importantes da área de materiais e metalurgia constatei, com imensa satisfação que, como eu, muitos deles tiveram nas revistas da ABM (Metalurgia- ABM, Metalurgia & Materiais, Revista ABM) sua primeira oportunidade de publicação técnico-científica. Quando a ABM decidiu criar um espaço ainda maior e de mais visibilidade para os artigos técnico-científicos, nasceu a Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (TMM), que ano que vem completa 14 anos, prestando o mesmo serviço de qualidade suprido pelas antigas e queridas revistas da ABM. A TMM tem conseguido se manter como um periódico respeitado, que segue o preceito essencial de peer-review, e ser bem avaliado por diversas instituições, especialmente a CAPES, de cuja avaliação muito nos orgulhamos, sem comprometer os ideais de sua criação, de ser um veículo onde os pesquisadores, engenheiros e estudantes brasileiros encontram espaço para divulgar seus trabalhos em Português e onde este mesmo público busca informações atualizadas sobre a tecnologia nas nossas áreas, no Brasil, especialmente. O Brasil é o maior País lusófono do planeta, com cerca de 207 milhões de habitantes. Mesmo em crise, produzimos mais de 30Mt aço/ano e estamos entre os três maiores produtores de minério de ferro e de bauxita do mundo, em grande parte com tecnologia e profissionais brasileiros, que falam o Português como primeira língua. Assim, a TMM busca manter um delicado balanço: ser uma revista respeitada, conceituada e lida, dar espaço aos autores brasileiros e temas de interesse tecnológico brasileiro e, ao mesmo tempo, ser bem avaliada pelos profissionais da área (tanto da indústria como da academia). Para isto, contamos com um enorme contingente de colaboradores: os nossos leitores, os profissionais da indústria e da academia que submetem artigos, os professores que estimulam seus alunos a submeter artigos e a ler a revista: estas são as pessoas que fazem da TMM o veículo que queremos ser. Tudo isto só é possível, graças ao investimento contínuo e constante da ABM, que permite que a revista seja, até hoje open-access e não cobre taxas dos autores, e a dedicação do corpo de editores e revisores que colaboram voluntariamente para fazer uma revista cada vez melhor.

Ao longo do último ano, o número de submissões, de acessos ao site da revista, downloads de resumos e integras vem aumentando consideravelmente. O nosso desafio é conseguir manter esta qualidade e prestigio duramente conquistados nos últimos 13 anos por todos que colaboraram e colaboram nesta luta.

Ao concluirmos o ano de 2016 agradeço a todos os editores, revisores, autores e demais colaboradores, assim como a ABM e seus colaboradores, que fizeram possível mais este ano de sucesso para a Revista TMM.
5886970c7f8c9dd9008b4800 tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections