Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00101000
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

Um novo desafio

Rizzo, Fernando

Downloads: 0
Views: 777


Ao longo de seus 60 anos de existência, a ABM vem procurando contribuir para o desenvolvimento tecnológico da área de Metalurgia no País, tendo participado ativamente da consolidação da indústria siderúrgica nacional, o que tem se refletido na grande presença deste setor em suas atividades. Por outro lado, nos últimos 15 anos, tem sido observado um aumento gradual na participação de outras áreas afins entre aquelas que compõem o universo do campo mais abrangente de Materiais. A contribuição tecnológica da ABM, que teve como marcos iniciais os congressos anuais e a revista Metalurgia, foi mais tarde complementada pelos cursos e seminários que são oferecidos regularmente para atender temas de interesse específico. Um levantamento do número de eventos já realizados e do total de participantes revela a expressiva contribuição da Associação para o desenvolvimento dos setores em que atua.

No mundo globalizado dos dias de hoje, a importância da geração e domínio da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social requer um esforço contínuo dos países para se manterem em uma posição de competitividade. Levando-se em conta a interdependência entre tecnologia de ponta e conhecimento científico, que vem aumentando continuamente a partir de meados do século passado, tornou-se necessária, adicionalmente, uma integração crescente entre os atores que participam da produção, da divulgação e da utilização do conhecimento científico e tecnológico. Em consequência, transformou-se, de desejável em essencial, a delicada e complexa interação entre universidades, centros de pesquisa e indústria, o que significa uma oportunidade excelente para a atuação das sociedades técnico-científicas, a quem cabe mediar esta interação.

Ao propor a edição da revista Tecnologia em Metalurgia e Materiais, a ABM busca cumprir este papel, oferecendo um novo instrumento de divulgação, que terá como um de seus escopos principais acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos setores em que atua a Associação. Os artigos selecionados para publicação serão revisados por um corpo editorial formado por profissionais de universidades, centros de pesquisa e indústria, que trabalharão em sintonia com os dirigentes das divisões e comissões técnicas para garantir o desejado contato da revista com seus leitores. A edição da revista será inicialmente trimestral, ajustando-se posteriormente à frequência que resultar mais apropriada. Espera-se garantir um fluxo adequado de artigos para escoar a expressiva produção tecnológica apresentada no congresso e nos seminários promovidos pela ABM, tendo como premissa básica um compromisso com a qualidade, que permita indexar a revista após alguns anos.

Foi com grande honra que recebi o convite da ABM para atuar como Editor Chefe desta nova revista. Ao aceitá-lo, levei em consideração o excelente corpo de editores e colaboradores que já se dispuseram a participar das atividades editoriais e de revisão dos artigos. Trata-se de um desafio que a Associação resolveu enfrentar e para o qual espero poder contribuir com minha experiência e entusiasmo. Conto com o esforço e dedicação de nossos editores e com a compreensão de nossos autores para que possamos comemorar o acerto desta iniciativa em alguma celebração futura de nossa entidade.
 

588696877f8c9dd9008b4598 1573492069 Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections