Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00103000
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

O Desafio da Regularidade

Rizzo, Fernando

Downloads: 1
Views: 740


Entre os desafios a serem enfrentados para a consolidação de nossa revista, podemos citar a dificuldade em conciliar, em tempo hábil, uma sistemática de seleção de contribuições com conteúdo de relevância industrial e um cuidadoso e bem articulado processo de revisão dos artigos. Para funcionar sem perda de qualidade, este processo de revisão pode muitas vezes prejudicar a regularidade da revista. Este é, provavelmente, o objetivo que exigirá maior atenção e persistência da Comissão Editorial, devendo, por este motivo, constituir-se no foco principal de sua atuação nos próximos números.

Muitos são os motivos para tal dificuldade, principalmente se considerarmos a necessária continuidade da revisão por pares, que embora reconhecido universalmente como o processo mais adequado, depende da contribuição voluntária de um grande número de revisores, quase sempre profissionais com grande espírito de colaboração mas também com considerável acúmulo de trabalho e pequena disponibilidade de tempo para esta atuação. O problema não é novo e não se restringe a revistas técnicas ou científicas. Também as agências de fomento enfrentam as mesmas dificuldades na obtenção de pareceres "ad hoc", havendo inclusive aquelas que condicionam a manutenção do apoio aos pesquisadores à continua colaboração na emissão de pareceres.

No caso da ABM, vem sendo implantado nos últimos anos, um processo de avaliação das contribuições enviadas para os eventos, o qual já serve como um primeiro filtro no processo de seleção. Da mesma forma, há uma avaliação pelas mesas diretoras dos trabalhos apresentados em cada evento, o que permite uma priorização relativa das contribuições recomendadas para publicação na revista TMM. Ainda assim, para assegurar uma qualidade compatível com uma revista de padrão internacional é absolutamente indispensável a consolidação da sistemática de revisão por pares.

Os artigos que compõem este número da revista indicam uma expressiva participação da indústria, o que é altamente positivo, tendo em vista que foram todos revisados dentro da sistemática em vigor.

Ao longo deste ano, estaremos discutindo e aperfeiçoando este processo, contando com a ativa participação de nosso corpo editorial e com a valiosa contribuição dos revisores convidados.

588696877f8c9dd9008b459a 1573492069 Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections