Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00201000
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

Editorial

Rizzo, Fernando

Downloads: 0
Views: 653


Os artigos que compõem esta edição da revista TMM cobrem uma grande variedade de assuntos, focalizando propriedades, processos e aplicações de diferentes tipos de materiais. Mesmo considerando a significativa predominância dos temas relacionados com aços, eles ilustram o amplo espectro de atuação dos eventos realizados pela ABM. Esta diversidade é altamente desejável, pois além de atender um maior número de leitores contribui para tornar a revista mais representativa.

A TMM tem adotado, como política editorial, considerar para publicação apenas artigos selecionados entre aqueles apresentados em eventos da ABM. Esta diretriz, além de estimular a participação de associados e especialistas em nossos eventos, representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas diversas comissões organizadoras. Adicionalmente, o grande número de trabalhos apresentados a cada ano garante um fluxo significativo e contínuo de contribuições, tornando desnecessária uma rota alternativa de submissão.

A partir da seleção inicial das contribuições apresentadas, que é feita com base na avaliação realizada pelas comissões organizadoras dos eventos, gera-se a carteira dos artigos que serão submetidos ao processo de revisão. Nesta carteira, a distribuição de trabalhos entre os diversos temas guarda uma proporcionalidade com o número de trabalhos apresentados. Ao final do processo de revisão, quando se faz a escolha dos artigos que vão compor cada número da revista, esta distribuição nem sempre é mantida, pois o fluxo dos artigos depende da resposta dos revisores e autores, o que nem sempre ocorre de modo uniforme. Ainda assim, procura-se garantir que ao longo do ano uma representatividade adequada dos temas seja atingida.

Ao longo dos próximos números estaremos procurando aperfeiçoar esta sistemática, ao mesmo tempo em que consolidamos o processo de revisão para atingir uma qualidade compatível com a indexação da revista.

588696887f8c9dd9008b459c 1573492069 Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections