PROGRAMAS DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS MÉDIAS
PROGRAMS OF PARTICIPATION IN THE RESULTS: A STUDY IN AVERAGE COMPANIES
Tadeucci, Marilsa de Sá R.
http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00204010
Tecnol. Metal. Mater., vol.2, n4, p.51-56, 2006
Resumo
Objetiva verificar se a implantação dos programas de participação nos resultados trouxe melhorias para a administração participativa das empresas de porte médio da região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e quantitativa e realizada em três etapas. A primeira foi um levantamento, via telefone, para identificar as empresas que comporiam a amostra; a segunda foi realizada por meio de entrevistas com os responsáveis pelos programas, gerentes de produção e os dirigentes sindicais representativos das orientações predominantes na região e, finalmente, a aplicação de questionário em 274 funcionários de produção. Os dados foram submetidos a tratamento estatístico, utilizando-se análises descritivas simples, multivariadas, inferencial e correlacional. Conclui-se que os programas de participação nos resultados estão modificando a forma de gestão nas empresas, tornando-as mais participativas. As variáveis que interferem nesse processo são as características de cada empresa, idade dos respondentes, escolaridade, tempo de casa e gênero. A orientação sindical pode interferir na escolha de programas de metas ou valores fixos. Houve melhora na comunicação e no relacionamento entre o grupo de trabalho, maior envolvimento e comprometimento dos empregados com os programas de participação nos resultados e, conseqüentemente, com as metas negociadas entre empresa e sindicato.
Palavras-chave
Participação nos resultados, Administração participativa, Participação
Abstract
The objective of this study is to estimate whether the implementation of results participation programs has brought improvements to the participatory management of medium sized companies located in the region of Vale do Paraíba, State of São Paulo. The survey has considered both qualitative and quantitative methods, performed in three stages. The first stage was a telephone inquiry in order to identify the companies that would constitute the sample; the second was carried out by means of interviews with program leaders, production managers, and the region predominant orientation labor union representatives; and finally a questionnaire fill-out for 274 production employees. Data was submitted to statistical treatment by means of simple, multi-variational, inferential and co relational analysis. It was realized that the results participation programs are changing the management way of the companies, making them more participative. The variables interfering with such a process had to do with each company’s characteristic, the age of respondents, their schooling, time of employment and gender. The trade union orientation can interfere with the choice of goal programs or preset values. Communication has improved, as well as the relationship amongst those in the work team; a higher level of employees’ involvement and commitment to results participation programs and consequently to the goals negotiated between companies and labor unions was noticed.
Keywords
Participation in the results, Participative administration, Participation
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