Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00301005
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Original Article

UM ESTUDO SOBRE POROSIDADES DE NITROGÊNIO EM FERROS FUNDIDOS BRANCOS

A STUDY ON NITROGEN POROSITIES IN WHITE CAST IRONS

Guesser, Wilson Luiz; Masiero, Isalas

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Resumo

Apresenta-se um estudo sobre porosidades de nitrogênio em ferros fundidos brancos. Foram estudadas variáveis relacionadas à elaboração e composição do metal líquido, bem como à areia de moldagem. Mostra-se que o nitrogênio originário de ambas as fontes contribui para o defeito. O teor de nitrogênio no metal líquido depende do equipamento de fusão empregado, bem como do tipo de carburante. Para o nitrogênio presente na areia de moldagem, apresentase um mecanismo de retenção e de eliminação do defeito; segundo este mecanismo, o nitrogênio proveniente de resinas ou do pó-de-carvão seria retido na areia de moldagem na forma de amônia, como cátion trocável da bentonita. Sua eliminação poderia então ser promovida por uma reação de troca de cátions, por exemplo, com carbonato de sódio. Os resultados obtidos comprovam este mecanismo.

Palavras-chave

Nitrogênio, Porosidade, Ferro fundido maleável, Bentonita

Abstract

It is presented a study about nitrogen porosities in malleable irons. Melting and moulding factors are discussed. The nitrogen content from both sources, melting and mould, can be responsible for the defect. The nitrogen content of the liquid metal depends on the melting equipment and the type of carburizer. In the moulding sand, the nitrogen release by resins or seacoal is collected by the bentonite, as exchangeable cation (NH4 +). It is possible to remove the nitrogen in the bentonite, promoting a cation exchanging reaction with sodium carbonate. The results show very good agreement with the proposed mechanism. Key words: Nitrogen; Porosity; Malleable iron

Keywords

Nitrogen, Porosity, Malleable iron, Bentonite

References



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