Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00303000
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

NOVO EDITOR CHEFE

Rizzo, Fernando

Downloads: 0
Views: 857


O lançamento da revista Tecnologia em Metalurgia e Materiais (TMM), pela ABM, concluiu a implementação de uma política abrangente de divulgação técnico-científi ca através de periódicos. A primeira etapa foi cumprida, em 1998, com o lançamento, em parceria com a ABC e a ABPol, de uma revista com viés científi co, a Materials Research, que segue as normas de processamento e editoração dos periódicos de circulação internacional. A segunda etapa teve início em 2001, com a reformulação do Caderno Técnico da revista Metalurgia e Materiais, que passou a adotar uma abordagem temática, baseada em artigos convidados de interesse geral (Caderno Tecnológico). Finalmente, o lançamento da TMM há três anos, com seu enfoque marcantemente tecnológico, completou o terceiro estágio desta implantação.

Durante esta fase inicial, a TMM tem adotado, como política editorial, a publicação de artigos previamente selecionados no congresso anual e nos seminários da ABM, os quais são submetidos a um processo de revisão por pares, para garantir a qualidade da revista e permitir, futuramente, sua indexação. Este é um caminho longo e complexo, que depende, além de critérios de periodicidade e regularidade, de uma avaliação positiva sobre sua qualidade e impacto. Neste sentido, um grande passo foi dado recentemente pela revista, ao ser classifi cada como Qualis A pelo comitê das Engenharias II da CAPES, o que a coloca em posição de destaque entre os periódicos técnico-científi cos nacionais. A satisfação ensejada por esta conquista torna oportuno um agradecimento aos membros da Comissão Editorial e a todos os que contribuíram para este resultado.

Neste momento, por conta de novos compromissos profi ssionais e após muitos anos de envolvimento contínuo com os periódicos da ABM, sendo que nos três últimos como Editor Chefe da revista TMM, considero satisfatória minha contribuição, razão pela qual estou deixando esta função. A partir deste número, o Prof. Roberto Ribeiro de Avillez, grande parceiro nesta jornada, a quem agradeço a dedicada e efi ciente colaboração como Editor Executivo, assume o cargo de Editor Chefe. Estou confi ante de que a TMM, sob sua liderança, prosseguirá numa trajetória consistente e se consolidará como um importante veículo de informação. Para auxiliá-lo neste processo, ele contará com o apoio do Prof. Carlos de Moura Neto, outro destacado colaborador de nossa revista. Aproveito a oportunidade para agradecer a confi ança da Diretoria da ABM, durante todos estes anos, assim como à bibliotecária Cristina Fleury Pereira Leitão e demais funcionários da ABM, aos membros da Comissão Editorial e revisores, que me auxiliaram nesta empreitada e contribuíram para que a revista alcançasse o estágio atual.

588696887f8c9dd9008b459f 1573492069 Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections