Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00402001
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

UTILIZAÇÃO DE BALANÇA FERROVIÁRIA DINÂMICA NA COSIPA

USING THE DYNAMIC TRAIN WEIGHING-MACHINE AT COSIPA

Costa Filho, Arthur Jacinto da; Tetti, Ulisses; Madarazzo, Sidney

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Resumo

A decisão de incrementar o abastecimento de matérias primas na Cosipa por via ferroviária, gerou a necessidade de se otimizar todas as etapas deste ciclo (embarcadouros/transporte/descarga). Este trabalho aborda a etapa de redução do tempo de permanência dos trens na Usina de Cubatão, e mais especificamente através da utilização de nova tecnologia de pesagem de trens em movimento. O uso deste equipamento eliminou o tempo antes necessário para pesar os vagões em balança estática, reduziu custos com a manutenção de balança, e melhorou a confiabilidade dos valores de peso obtidos, uma vez que deixou de ser realizada por amostragem (30%) e utilizando tara nominal, passando a pesar 100% de todos os vagões carregados e vazios. Apesar do equipamento ter sido submetido ao Inmetro e receber a portaria de homologação (Inmetro/DimeL Nº 101 de 30 de Julho de 2001), utilizamos as balanças de pesagem dinâmica e estática (que é homologada e certificada pelo Inmetro), para criar um banco de dados de tamanho suficiente, com pesagens de vagões carregados e vazios, para constatar estatísticamente que não há diferença entre esses valores.

Palavras-chave

Pesagem, Confiabilidade, Redução de custos, Otimização

Abstract

The decision of improving the material supply in Cosipa through the railroad way generated the necessity of optimizing all the stages of this cycle (dockings/transport/discharge). This study approaches the reduction of the trains permanence time in Cubatão Unit and, more specifically, through the use of new technology of trains weighing in movement. The use of this equipment eliminated the time necessary to weigh the wagons in the static weighing-machine, reduced costs with the maintenance of the weighing-machine and improved the reliability of the weight values, once it is not done by sampling (30%) and using nominal tare, starting to weigh 100% of all the loaded and empty wagons. Although the equipment had been submitted to Inmetro and had received its homologation (Inmetro/Dimel Nº101 of 30 of July, 2001), we use the dynamic and static weighing-machine (that it is homologated and certified by Inmetro), to create a large enough data base, with weighs of loaded and empty wagons, to evidence that it does not have difference between these values.

Keywords

Weighing, Reliability, Cost reduction, Optimization
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Tecnol. Metal. Mater. Min.

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