Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.00402008
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

MARKETING E INOVAÇÃO: O IMPACTO DA GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS NO SUCESSO DAS INOVAÇÕES NA SIDERURGIA BRASILEIRA

MARKETING AND INNOVATION: THE INFLUENCE OF DEVELOPMENT NEW PRODUCT MANAGEMENT IN THE SUCCESS OF INNOVATIONS INTO METALLURGICAL SECTOR

Turani, Leonardo de Oliveira; Tais, Ed Juarez M.

Downloads: 0
Views: 483

Resumo

A siderurgia brasileira tem empreendido imensos esforços para se posicionar junto ao mercado consumidor como fornecedora de soluções, inovando na oferta de aços mais leves e resistentes, por meio do desenvolvimento contínuo de seus produtos. Diante desse contexto, esse artigo buscou investigar a gestão de projetos de novos produtos na siderurgia brasileira de aços planos, por meio de um estudo de caso do Sistema Usiminas, identificando como as atividades de marketing se desenrolam ao longo do processo de desenvolvimento e o impacto que têm no sucesso ou fracasso dos novos produtos. Por meio de entrevistas semi-estruturadas e em profundidade, além de pesquisa documental, foi possível identificar como a gestão moderna de desenvolvimento de novos produtos implementada por essa organização tem viabilizado inovações em curto espaço de tempo no mercado siderúrgico. Para isso, o marketing exerce um papel fundamental na gestão estratégica do desenvolvimento de produtos, por meio do planejamento estratégico e do acompanhamento de lançamento de novos produtos, além de ser co-responsável pelas séries de atividades do processo gerencial de inovações da organização.

Palavras-chave

Desenvolvimento de produtos, Marketing, Inovação

Abstract

The Brazilian Steelmakers has been undertaking extensive efforts to position the marketplace close to as supplier of solutions, innovating in the offer to lighter projects, through the continuous development of his products. Inside of this context, this article looked for to investigate the management of new products projects in the Brazilian metallurgy of plane steels, through a study of case of the Sistema Usiminas, identifying as the marketing activities is covered along the development process and the impact that have in the success or failure of the new products. Through semi-structured interviews and in depth, besides documental research, it´s identified as the modern development new products management implemented by this organization it has been making possible innovations in short space of time in the metallurgical market. For that, marketing gets a fundamental paper in the business and development new product strategies, besides being co-responsible for the series of activities of the managerial process of innovations of the organization.

Keywords

Development products, Marketing, Innovation

Referências



1 ANDRADE, S.L.; PEREIRA, J.F.; TAISS, E.J. ULSAB-AVC. O aço no automóvel do futuro: A estratégia da Usiminas. In: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 55., 2000, Rio de Janeiro/RJ. Anais... São Paulo: ABM, 2000.

2 KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

3 DESCHAMPS, J.P.; NAYAK, P.R. Produtos Irresistíveis: como operacionalizar um fluxo perfeito de produtos do produtor ao consumidor. São Paulo: Makron Books, 1997.

4 ROBERT, M. Product innovation strategy. New York: Mc Graw Hill, 1995.

5 KRUGLIANSKAS, I. Engenharia simultânea: organização e implantação e empresas brasileiras. In.: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 17., 1992, São Paulo. Anais... São Paulo: Edusp, 1992. p. 47-52.

6 TROTT, P. Innovation management and new product development. 2.ed. London: Prentice Hall, 2002.

7 YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

8 MATTAR, F.N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1993.

9 MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
588696ca7f8c9dd9008b46cc 1573492069 Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections