COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO DE REDE DE FILAS E O MODELO DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA ANÁLISE DE CAPACIDADE DE MALHAS FERROVIÁRIAS EM TRECHOS SINGELOS
A COMPARISON BETWEEN A LINE NETWORK MODEL AND A SIMULATION MODEL IN SINGLE STRETCHES OF RAILROAD LINE
Guimarães, Irce Fernandes G.
http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00503004
Tecnol. Metal. Mater., vol.5, n3, p.144-149, 2009
Resumo
O presente trabalho propõe uma comparação entre dois métodos: a modelagem de redes de filas e a simulação computacional utilizadas para estimar medidas de desempenho, por exemplo, o tempo médio total de viagem num trecho sem bifurcações de uma malha ferroviária, contendo um certo número de pátios de cruzamento. O objetivo desta comparação é apresentar as duas ferramentas de análise de desempenho para determinar a capacidade de malha ferroviária, dado um nível de serviço, e também mostrar as especificidades de cada um dos métodos. Para as referidas análises foi modelado um trecho de malha por uma rede de servidores em série ou modelo computacional, representando os subtrechos entre pátios, e os trens que percorrerão esses pátios. Esses modelos podem ser usados para estimar o impacto no tempo de viagem de trens em trechos congestionados. São apresentados, para os dois métodos, resultados numéricos em trechos singelos de malha da Ferrovia Centro-Atlântico, bem como uma comparação entre os dois métodos.
Palavras-chave
Simulação computacional, Desempenho
Abstract
The present work proposes a comparison among two methodologies: a line network model and a simulation model. These two approaches aims to measure the performance of, for example, the average total trip time for a given train route. It is assumed that there is no tracks changes involved and where it passes through several railroad crossings. The objective of this comparison is to present two performance analysis tools to determine the railroad line capacity for a given level of service. For these analyses the stretch of the railroad line for a network of servers in series is modeled or represented by a computational model representing the sub-stretches between the railroad crossing and the trains. These models can be used to estimate the impact on the trains travel time in congested areas. Numerical results are presented in single stretches of the railroad line of Centro Atlântica, as well as a comparison among the two methods.
Keywords
Simulation, Performance
Referências
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