OTIMIZANDO OS PROCESSOS LOGÍSTICOS PELA IMPLANTAÇÃO DO OTIF COM LEAN SEIS SIGMA
LOGISTICS MANAGEMENT IMPROVEMENT BY IMPLEMENTATION OF THE KEY PERFORMANCE INDICATOR OTIF
Oliveira, Ricardo Rezende de; Araújo, Riberto de Barros
http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00504009
Tecnol. Metal. Mater., vol.5, n4, p.235-240, 2009
Resumo
Este artigo apresenta uma metodologia de implantação do indicador de desempenho global chamado OTIF (On Time In Full), potencializada pelas ferramentas de Lean Seis Sigma, que visa robustecer a gestão logística das organizações, pela otimização e sincronização dos processos da cadeia de suprimentos, com o foco na satisfação dos clientes. O trabalho detalha os conceitos do indicador e descreve como ele pode ser medido ao longo do processo logístico das empresas. Os principais resultados esperados com a implantação da metodologia são o aumento da satisfação e fidelização dos clientes e a aceleração da cadeia logística pelo aumento da sincronia entre os processos, buscando-se um sistema enxuto (lean), otimizado (just in time) e sob controle. A metodologia proposta prevê a implantação do OTIF de maneira estruturada, levando-se em consideração a cultura organizacional envolvida e evitando-se as medições equivocadas. O diferencial da metodologia é o desdobramento do indicador ao longo de toda a cadeia logística, permitindo tanto uma visão externa em relação ao nível de serviço ao cliente, como uma análise interna dos processos.
Palavras-chave
Indicador de desempenho, Desempenho, Logística, Otimização.
Abstract
This paper presents an implementation methodology of a key performance indicator called OTIF (On Time In Full), powered by Lean Six Sigma tools, that aim to improve the organization logistics management, through supply chain process optimization and synchronization, with focus in the customer satisfaction. The paper details the indicator concepts and describes how it can be measured through the Company’s logistic process. The main outputs of the methodology are the increase of customers satisfaction and loyalty and the speed up of the logistics chain by the improvement of the relation among processes, searching for a lean, optimized (just in time) and controlled system. The proposed methodology forecasts the OTIF’s implementation in a structured way, taking into account the organizational culture and avoiding the missing measurements. The best value of the methodology is the deployment of the indicator through the logistic chain, allowing either an external vision related to the client service level and the process internal analysis.
Keywords
Performance indicator, Performance, Logistics, Optimization.
References
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2006.
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