Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.2011.009
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Artigo Original

ESTUDO DA VARIAÇÃO DA CARGA DE CONTATO ENTRE OS CILINDROS EM LAMINADORES QUÁDRUOS EM FUNÇÃO DE SUA COROA, CHANFRO E DESGASTE

A STUDY ON THE CONTACT LOAD VARIATION BETWEEN ROLLS FOR A 4-HIGH ROLLING MILL ACCORDING TO ROLL CROWN, CHAMFER AND WEAR

Shigaki, Yukio

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Resumo

O autor desenvolve um modelo matemático-numérico para a simulação de laminadores quádruos. Este modelo computacional possibilita a determinação do perfil da tira laminada, a distribuição das cargas de laminação e de contato entre os cilindros de laminação e obtém-se uma estimativa da planicidade da tira emergente. Demonstra-se que, dependendo do perfil da superfície usinada, podem surgir picos de carga nos extremos dos cilindros, podendo gerar desgaste prematuro dos mesmos e a produção de chapas fora das especificações do consumidor. Também podem ocorrer lascamentos dos cilindros, causando enormes prejuízos ao fabricante. É feita também uma análise do efeito sobre esses picos de carga ao se aplicarem chanfros nos cilindros. A consideração do desgaste dos cilindros de trabalho mostra que a carga de laminação aumenta, diminui a coroa da tira, porém não se constata variação significativa na pressão de contato entre os cilindros, com exceção na região dos extremos.

Palavras-chave

Laminação, Laminadores, Simulação, Produto plano

Abstract

The author has developed a mathematical-numerical model for simulation of 4-high rolling mills. With this computer model it is possible to calculate the strip profile, the rolling loads and contact loads between the rolls and the flatness quality of the strip rolled. It is shown that depending on the form of grinding the roll, load peaks may appear on the edges of the rolls that can produce unexpected wear and strips out of customer’s specification. These rolls can break, causing financial prejudice for the industry. It is studied, also, the effects on these load peaks when the rolls were chamfered. When the wear of the work-rolls is taken into account, it is shown that the rolling load becomes larger, the strip´s relative crown becomes smaller, and the contact pressure did not suffer much change except in the edge region of the rolls.

Keywords

Strip rolling, 4-hi rolling mill, Simulation, Flat product

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