UTILIZAÇÃO DE PRÉ-TRATAMENTO A BASE DE NANOTECNOLOGIA EM LINHA DE PINTURA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
USE OF NANOTECHNOLOGY PRE-TREATMENT IN AUTOMOTIVE PAINTING LINE
Costa, Alberto Nei C.; Santos, José Carlos dos; Carvalho, José Eduardo R. de; Oliveira, Neilor da Silva; Martins, Thiago de Souza
http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2012.029
Tecnol. Metal. Mater. Min., vol.9, n3, p.204-211, 2012
Resumo
As atuais exigências referentes a segurança, impactos ambientais e desempenho, têm colocado a indústria automotiva numa busca por novas alternativas, não somente de novos materiais para carroceria, como também de novos tratamentos de superfície das chapas, utilizados no processo de pintura, visando adequação simultânea aos requisitos ambientais e manutenção da resistência à corrosão, característica fundamental nas garantias oferecidas pelas montadoras e determinante na durabilidade do veículo. Este fato assume grande importância considerando que além dos vários tipos de aços e seus revestimentos metálicos, outro fator que influencia diretamente na resistência à corrosão é o sistema de pintura empregado. Dentro desse contexto, a GMB, em parceria com a CSN, tem realizado vários trabalhos, somando o conhecimento do fornecedor com a tecnologia automotiva. Como um exemplo dessa parceria destaca-se o presente trabalho, que teve como objetivo avaliar comparativamente a resistência à corrosão de dois sistemas de aços galvanizados pintados, um com pré-tratamento a base de um fosfato tradicional e outro baseado em um filme cerâmico nanométrico. Estes tratamentos constituem um dos principais fatores que influenciam na resistência à corrosão pelo seu efeito na aderência da camada de tinta ao substrato. Neste trabalho, verificou-se que os materiais com pré-tratamento a base de nanotecnologia apresentaram resultados de resistência à corrosão semelhantes aos materiais fosfatizados de forma tradicional.
Palavras-chave
Corrosão, Fosfatização, Nanotecnologia, Galvanizado
Abstract
The current safety requirements, environmental impacts and performance have been ledding the automotive industry to search for new alternatives, not just for new car bodies materials, also for new sheet surface treatments as well, used in the painting process in order to fit simultaneous, environmental requirements and corrosion resistance maintenance, that are the key feature guarantees offered by automakers and are also vital to the durability of the vehicle. This fact is of great importance considering that, besides the various types of steels and their metalic coatings, another factor that directly influences the corrosion resistance is the painting system used. Within this context, the GMB, in partnership with CSN, has been performing several works by adding the knowledge of the supplier to automotive technology. An example of this partnership we have the present study, which aimed to, comparatively, evaluate the corrosion resistance of two systems of painted galvanized steel, the first one with pre-treatment based on a traditional phosphate, and the another one based on a nano-ceramic film. In this study, was found out that materials with pre-treatment based on results of nanotechnology showed similar corrosion resistance comparing the phosphatized materials in a traditional way.
Keywords
Corrosion, Fosphatized, Nanotechnology, Galvanized
Referências
1 TESTA, A. Camadas de conversão nanocerâmicas. Revisa Tratamento de Superfície, n. 134, p. 36-40, 2005.
2 BOSSARDI, K.; FERREIRA, J. Z. Nanotecnologia aplicada a tratamentos superficiais para aço carbono AISI 1020 como alternativa ao fosfato de zinco. Revisa Tratamento de Superfície, n. 158, p. 42-8, 2009.
3 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11003: Tintas- Determinação da Aderência: Rio de Janeiro, 2009.
4 JORDAN, D. L.; FRANKS, L..L.; KALLEND, J..S. Measurement of underfilm corrosion propagation by use spotface paint damage. In: CORROSION 1995, Houston, Texas. Proceedings… [S.n.t].
5 COSTA, A. N. C. Análise comparativa das técnicas “spotface” e “scribe” na avaliação da resistência à corrosão de aços revestidos e pintados. 1999. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica) – Escola de Engenharia Industrial de Volta Redonda, Univeridade Federal Fluminense, Volta Redonda, 1999.
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