Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.2013.026
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

EDITORIAL

Moura Neto, Carlos de

Downloads: 0
Views: 602


A equipe TMM tem a satisfação de oferecer aos seus leitores mais doze trabalhos.

Continuamos com a idéia inicial de prestigiarmos, preferencialmente, uma interação entre nossas Empresas associadas, a Academia e os Institutos de Pesquisas.

Após mais de oito anos de experiências na publicação de artigos técnico-científicos surgem sempre indagações de como aprimorar nossos procedimentos em recebimento de artigos, suas avaliações e revisões por um Corpo Editorial (sem modéstia de nossa parte) com reconhecidas competência e capacidade profissional.

Temos a expectativa de indexarmos nossa revista em bases internacionais (por exemplo, Scopus) e que poderá representar uma inserção mais abrangente em segmentos mais especializados e especialistas nos grandes temas em que se alicerça a ABM: Metalurgia, Materiais, Mineração, Gestão Tecnológica, Logística, dentre outras.

Com este objetivo é que produzimos uma reformulação nas Instruções aos Autores/ Informations to Authors, em que se procuram fornecer orientações específicas e mais bem detalhadas para a elaboração de um texto técnico-científico e melhores e mais bem instrumentadas opções de submissão à revista, por meios eletrônicos. Tais informações são colocadas à disposição de nossos leitores e colaboradores no propósito de melhoramos a nossa expertise.

Tais modificações/inclusões, política editorial, conflito de interesses, submissões e provas são itens prioritários que mereceram a atenção de nossas Equipes de apoio e retaguarda. As referências estarão sendo editadas de acordo com a norma internacional Vancouver.

Também colocamos à reflexão de nossos leitores recentes trabalhos jornalísticos publicados na “Folha de São Paulo”, em que se analisam:

(i) aspectos da internacionalização como desafio para melhorar a ciência nacional (autoria de Rogério Muignaini) - http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/04/1266526-analise-internacionalizacao-e-desafio-para-melhorar-qualidade-da-ciencia-nacional.shtml e

(ii) aumento da produção científica no Brasil, mas com diminuição da sua qualidade (autoria de Sabine Righetti). - http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/04/1266521-brasil-cresce-em-producao-cientifica-mas-indice-de-qualidade-cai.shtml

A leitura desses artigos poderá suscitar uma agradável e proveitosa discussão sobre os padrões que deveremos seguir para um contínuo aprimoramento de nossas bases de dados de contribuições publicadas em periódicos e em congressos científicos e tecnológicos, com abrangência no país e no exterior.
588696e17f8c9dd9008b473d tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections