Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
https://tecnologiammm.com.br/article/doi/10.4322/tmm.2013.027
Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração
Editorial

EM TRIBUTO

Silva, André Luiz V. da C. e

Downloads: 0
Views: 790



Em setembro de 2013, a revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração perdeu seu editor‑chefe. O Prof. Carlos de Moura Neto faleceu, de forma inesperada, e perdemos um grande amigo, dedicado colaborador e grande metalurgista. Tive a felicidade de conviver com o Prof. Moura Neto desde a década de 1970, no Instituto Militar de Engenharia - IME, onde fomos contemporâneos. Além da profunda competência e dedicação ao trabalho técnico e do interesse em todos os aspectos da ciência e engenharia dos metais, com a qual nos defrontávamos em um curso pioneiro e desafiador, ele se destacava pelas características pessoais notáveis: extremamente honesto, agregador, colaborador e entusiasmado. Desafios e dificuldades eram oportunidades e, até onde me lembro, nunca o vi desanimado ou descontente quando os obstáculos apareciam. No Centro de Tecnologia Aeronáutica - CTA e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA desenvolveu projetos de extrema relevância para o País e nunca se deixou abater pelas pressões de todos os tipos, associadas a estes trabalhos. Os que o acompanharam nesta batalha conhecem bem os desafios que enfrentou. No ITA, mesmo nas funções gerenciais de mais alta importância, nunca deixou de encontrar tempo para atender os estudantes, interessando-se pessoalmente por todos os casos.
O comprometimento do Prof. Moura Neto com a ABM e com a revista TMM são exemplos de sua honestidade de propósitos e espírito elevado. Atuou na organização técnica de vários Congressos Anuais, conciliando interesses diversos, aparando arestas e conseguindo resultados impressionantes. Na revista TMM, não só atuava como editor-chefe, mas como revisor técnico e revisor da Língua Portuguesa, tendo contribuído de forma ímpar para o patamar que hoje a publicação atingiu. O País perdeu um grande engenheiro e cientista e nós perdemos um grande amigo e colega.
Nestas circunstâncias dolorosas, assumo o papel de editor chefe da revista TMM com a missão de continuar o trabalho de colocá-la no patamar de uma revista científico- tecnológica que dê efetiva contribuição para a disseminação do conhecimento na metalurgia, engenharia dos materiais e na mineração. Não menos importante, a TMM quer contribuir de forma relevante para a formação de uma nova geração de metalurgistas, engenheiros de materiais e de minas no País. O desafio de suceder o Prof. Moura Neto é grande, mas conto com o apoio de um extraordinário quadro de editores e de colaboradores na ABM. Além disto, o País passa por um ciclo significativo de aumento da produção de trabalhos de elevada qualidade, em função dos desafios que a engenharia nacional enfrenta. Esta produção deve e precisa ser divulgada de forma rápida, eficaz e confiável, alimentando novos desenvolvimentos, comunicando novas idéias e fomentando a discussão e a inovação nos temas técnicos que nos desafiam. Espero contar com a colaboração continuada de todos para que consolidemos as conquistas atingidas e possamos aprimorar ainda mais a revista, para que seja uma referência nacional na Tecnologia Metalúrgica, de Materiais e de Mineração, que atinja projeção no cenário internacional, extremamente competitivo, e seja, além de útil para o País, motivo de orgulho para todos que dela participam, como editores, autores e colaboradores.
588696e37f8c9dd9008b474a tmm Articles
Links & Downloads

Tecnol. Metal. Mater. Min.

Share this page
Page Sections